Carro automático: Descubra agora 5 dicas para economizar combustível

Descubra agora 5 dicas de como economizar combustível no carro automático!

Anúncios

Confira agora dicas práticas e funcionais para você poder economizar combustível no carro automático. Saiba mais!

Embora pareça ser uma missão bem difícil, economizar combustível no carro automático é bem mais simples do que realmente parece ser. 

Enquanto alguns preferem o carro com câmbio manual, que passa uma sensação de esportividade e controle, os fãs do câmbio manual costumam afirmar que o câmbio automático é bem mais gastão. 

Porém, a grande e pura verdade é que o carro automático já é a maioria das vendas no mercado brasileiro.



Além do mais, muitas pessoas afirmam que os carros manuais como conhecemos estão prestes a desaparecer do mercado. 

Com a grande evolução tecnológica dos veículos, levando em conta a eletrificação e o processo de hibridização, câmbios automáticos serão maioria no mercado em breve.

Aliás, diversas montadoras, como por exemplo a Mercedes e a Volkswagen já afirmaram que o câmbio manual está em fase de extinção. 

Sendo assim, aprender a economizar combustível no carro automático é uma coisa mais do que necessária, especialmente em épocas na qual os preços dos combustíveis estão bem altos. 

Dessa forma, nós separamos para você dicas incríveis de como economizar combustível no carro com câmbio automático, confira o conteúdo logo a seguir e veja! 

O carro automático: Gasta mais combustível?

Uma dúvida muito comum que diversas pessoas possuem, é se realmente é verdade que o carro com câmbio automático gasta mais combustível que o carro com câmbio manual?

A resposta é sim, realmente o carro com câmbio automático gasta mais, isso inclusive incomoda diversas pessoas. 

Mesmo que essa tecnologia seja bastante interessante, ela conta com alguns inconvenientes, principalmente para quem é das antigas e prefere câmbio manual. 

As principais reclamações são a possível perda de desempenho do carro referente à potência e velocidade, além de que o carro passa a gastar maior quantidade de combustível. 

Afinal, o câmbio automático conta com uma estrutura bem mais complexa para ser instalado. 

Isso por si só, já aumenta bastante o gasto de combustível em cerca de 12% porque as trocas de marchas ocorrem em rotações mais altas. 

Sendo assim, quando é utilizado o câmbio automático, ele faz com que o conversor de torque acabe desperdiçando energia mecânica que foi transferida para ele, através do motor do veículo.

Esse sistema de funcionamento acaba fazendo com que toda a sua força não seja usada, o que pode acabar desperdiçando combustível. 

Além do mais, em certos momentos o câmbio automático acaba não permitindo que o condutor faça a escolha da marcha correta. 

Isso acaba levando a um aumento de aceleração, que faz com que haja mais combustível na câmara de combustão, algo que não ocorre em carros com câmbio manual. 

Sendo assim, é por esse motivo, que o carro automático gasta mais combustível que o carro com câmbio manual. 

5 dicas práticas para economizar combustível no carro automático

As vendas de carros com câmbio automático no mercado brasileiro representam boa parte dos negócios fechados. 

E isso é válido tanto para automóveis zero km, quanto para veículos seminovos e usados. 

Dessa forma, é necessário buscar maneiras que realmente sejam funcionais do ponto de vista de economia de combustível. 

E foi pensando nisso que separamos algumas dicas especiais para você realmente economizar combustível no carro automático. Confira logo a seguir!

5- Aceleração precisa ser linear

Então, na hora de sair dirigindo um carro automático, é muito importante ter bastante calma, evite pisar fundo no acelerador. 

O certo nesse tipo de automóvel é acelerar de forma progressiva e permitir que o veículo ganhe velocidade de maneira progressiva. 

Dessa forma, o câmbio automático cada vez mais inteligente, vai fazer as trocas no momento certo, o que vai ajudar muito a economizar combustível. 

Além disso, fazer acelerações bruscas em veículos automáticos podem desgastar o câmbio automático precocemente. 

4- Conte com o sistema start-stop

Boa parte dos carros automáticos mais modernos já possuem o sistema start-stop. 

Esse sistema tem a capacidade de desligar o motor do veículo ao parar e de o religar automaticamente quando “perceber” que o condutor vai recolocar o veículo em movimento. 

Porém, por causa dos milésimos de tempo que o sistema traz, diversos donos de carros automáticos acabam optando por desativar o start-stop. 

Uma das melhores maneiras de economizar combustível no veículo automático é fazer uso do sistema start-stop. Principalmente para quem roda bastante na área urbana. 

3- Selecione o N

Ao parar o veículo em um semáforo ou em um longo congestionamento, caso seu automóvel não possua o sistema start-stop, coloque o câmbio na posição N. 

A posição N do câmbio automático, também conhecida como famoso ponto morto, desacopla a transmissão e diminui de forma automática o esforço do motor do veículo. 

Dessa forma, o consumo de combustível tende a melhorar bastante.

2- Manutenção adequada

Fazer a manutenção adequada do câmbio automático é outro fator importante para poder economizar combustível no veículo automático. 

Atualmente uma das principais maneiras de garantir o pleno funcionamento de um câmbio automático é por meio do uso de óleos com ATFs.

O óleo ATF nada mais é do que um fluido de multi propósito, que possui uma viscosidade muito baixa. 

Essa baixa viscosidade de fluido reduz bastante o consumo de energia de movimento nos componentes internos da transmissão. 

Dessa forma, com baixo atrito e baixo consumo de energia por parte do sistema na hora do movimento, existe naturalmente uma bela economia de combustível. 

1- Feche os vidros

Sem dúvidas, essa é uma dica super clássica para quem quer economizar combustível.

E ela é super válida tanto para veículos com câmbio manual, quanto para veículos com câmbio automático. 

Dirigir um com os vidros fechados garante o funcionamento aerodinâmico do automóvel como um todo.

Quando as janelas do veículo se encontram abertas, o vento que entra funciona como se fosse um freio. 

Dessa forma, é necessário mais força por parte do motor e do câmbio do veículo para poder vencer essa resistência.

E isso naturalmente acaba levando a um gasto maior de combustível.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares❤
Lorrane Oliveira
Lorrane Oliveira

Redatora, ama levar informação para as pessoas de forma simples e descomplicada!

0