Curso Gratuito de Frentista: Veja como se inscrever

Você sabia que o Brasil é um dos maiores consumidores de combustíveis do mundo? 

Anúncios

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o país consumiu mais de 136 bilhões de litros de gasolina, etanol, diesel e gás natural veicular em 2023, um aumento de 4,5% em relação a 2022. 

Isso significa que a demanda por profissionais que trabalham nos postos de combustíveis, como os frentistas, também é alta e tende a crescer nos próximos anos.

Mas para se tornar um frentista, é preciso ter uma formação específica, que inclui conhecimentos técnicos e práticos sobre os tipos de combustíveis, os equipamentos de abastecimento, a legislação ambiental, a segurança no trabalho, o atendimento ao cliente, entre outros. 



E isso pode custar caro, já que muitos cursos presenciais ou online cobram taxas elevadas para emitir o certificado de conclusão.

Mas e se eu te dissesse que existe uma forma de se capacitar como frentista sem pagar nada? 

Isso mesmo, você pode fazer um curso gratuito de frentista pelo Portal Idea, uma plataforma de educação a distância que oferece mais de 2.000 cursos livres em diversas áreas do conhecimento.

O que é o Portal Idea?

O Portal Idea é uma instituição de ensino que atua há mais de 10 anos no mercado, oferecendo cursos livres, técnicos, profissionalizantes e de pós-graduação a distância, com qualidade e credibilidade reconhecidas pelo MEC. 

O Portal Idea tem como missão democratizar o acesso à educação, por meio de uma metodologia de ensino moderna, flexível e inovadora, que permite ao aluno estudar no seu próprio ritmo, de acordo com a sua disponibilidade e necessidade.

Como funciona o curso gratuito de frentista?

O curso gratuito de frentista do Portal Idea é um curso livre, ou seja, não é regulamentado pelo MEC, mas tem validade nacional para fins curriculares e profissionais. 

O curso tem uma carga horária de 40 horas, divididas em 10 módulos, que abordam os seguintes temas:

  • Introdução à profissão de frentista
  • Tipos e características de combustíveis
  • Equipamentos e sistemas de abastecimento
  • Legislação ambiental e fiscal aplicável aos postos de combustíveis
  • Normas de segurança e prevenção de acidentes nos postos de combustíveis
  • Técnicas de atendimento e fidelização de clientes
  • Planejamento e organização do trabalho de frentista
  • Avaliação teórica e prática de frentista
  • Certificação de frentista

Para fazer o curso, basta acessar o site do Portal Idea, fazer o seu cadastro, escolher o curso de frentista e iniciar os seus estudos. 

Você pode estudar pelo computador, tablet ou celular, de onde e quando quiser, sem horários fixos ou prazos para terminar. 

Você também pode baixar o material didático em PDF, para consultar offline ou imprimir.

Ao final do curso, você deve fazer uma avaliação online, composta por 10 questões de múltipla escolha, que abrangem todo o conteúdo do curso. 

Você precisa acertar pelo menos 7 questões para ser aprovado e receber o seu certificado de conclusão, que é emitido pelo Portal Idea e enviado por e-mail, sem custo algum. 

Você também pode solicitar o envio do certificado impresso, mediante o pagamento de uma taxa de emissão e postagem.

Quais são as vantagens de fazer o curso gratuito de frentista pelo Portal Idea?

Fazer o curso gratuito de frentista pelo Portal Idea é uma ótima oportunidade para quem quer se capacitar para uma profissão que está em alta no mercado, sem pagar nada. 

Veja algumas das vantagens de fazer esse curso:

  • Você aprende com professores qualificados e experientes, que elaboram o conteúdo do curso com base nas melhores práticas e normas do setor.
  • Você estuda de forma autônoma e flexível, sem depender de horários ou locais fixos, podendo conciliar o curso com as suas atividades pessoais e profissionais.
  • Você recebe um certificado de conclusão reconhecido nacionalmente, que comprova a sua capacitação como frentista e aumenta as suas chances de conseguir um emprego ou uma promoção na área.
  • Você economiza tempo e dinheiro, pois não precisa se deslocar até uma escola ou pagar mensalidades ou taxas para fazer o curso.

Como se inscrever no curso gratuito de frentista pelo Portal Idea?

Se você ficou interessado em fazer o curso gratuito de frentista pelo Portal Idea, não perca tempo e faça já a sua inscrição. 

Basta acessar o site do Portal Idea, clicar em “Cursos Gratuitos”, escolher o curso de frentista e fazer o seu cadastro. 

Depois, é só começar a estudar e se preparar para se tornar um profissional capacitado e requisitado pelo mercado.

Não deixe essa oportunidade passar. Faça o curso gratuito de frentista pelo Portal Idea e dê um salto na sua carreira. Inscreva-se já!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares❤
Lorrane Oliveira
Lorrane Oliveira

Redatora, ama levar informação para as pessoas de forma simples e descomplicada!

0