Dicas para planejar uma viagem para Europa: como aproveitar o melhor do continente

A Europa é um destino que encanta muitos viajantes, pois oferece uma diversidade de países, culturas, paisagens e atrações. 

Anúncios

Mas para que a viagem seja inesquecível, é preciso planejar bem cada detalhe, desde a escolha dos destinos até a compra das passagens. 

Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas para planejar uma viagem para Europa, que vão te ajudar a economizar, evitar imprevistos e curtir ao máximo a sua experiência. Confira:

1. Defina o período e a duração da viagem

O primeiro passo para planejar uma viagem para Europa é definir em que época do ano você vai viajar e por quanto tempo. Isso vai influenciar na escolha dos destinos, no orçamento e no roteiro da viagem.

A Europa tem quatro estações bem definidas: primavera (março a junho), verão (junho a setembro), outono (setembro a dezembro) e inverno (dezembro a março). Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens, dependendo do seu gosto e do seu objetivo.



O verão é a alta temporada na Europa, quando os dias são mais longos, as temperaturas são mais altas e as cidades ficam mais cheias e animadas. 

É uma boa época para aproveitar as praias, os parques, os festivais e as atividades ao ar livre. 

Porém, também é a época mais cara e mais lotada, o que pode exigir mais planejamento e reserva antecipada.

O inverno é a baixa temporada na Europa, quando os dias são mais curtos, as temperaturas são mais baixas e as cidades ficam mais vazias e tranquilas. 

É uma boa época para aproveitar os museus, os monumentos, os mercados de Natal e as estações de esqui. 

Porém, também é a época mais fria e mais cinzenta, o que pode exigir mais roupas e cuidados.

A primavera e o outono são as meias estações na Europa, quando o clima é mais ameno, as paisagens são mais coloridas e as cidades ficam mais equilibradas. 

São boas épocas para aproveitar o melhor dos dois mundos, com preços mais acessíveis, menos filas e mais variedade.

Quanto à duração da viagem, isso vai depender do seu tempo e do seu orçamento disponíveis. 

O ideal é que você fique pelo menos uma semana na Europa, para poder conhecer pelo menos dois ou três países. 

Mas se você tiver mais tempo, melhor ainda, pois assim poderá explorar mais lugares e com mais calma.

2. Escolha os destinos e monte o roteiro

O segundo passo para planejar uma viagem para Europa é escolher os destinos que você quer visitar e montar o roteiro da viagem. 

Isso vai depender dos seus interesses, das suas preferências e das suas prioridades.

A Europa tem mais de 40 países, cada um com sua história, sua cultura, sua gastronomia e suas atrações. 

É impossível conhecer tudo em uma única viagem, por isso é preciso selecionar os lugares que mais te chamam a atenção e que combinam com o seu perfil.

Você pode optar por visitar os países mais famosos e turísticos, como França, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Inglaterra e Holanda, que têm cidades incríveis, como Paris, Roma, Barcelona, Lisboa, Berlim, Londres e Amsterdã. 

Você também pode optar por visitar os países menos conhecidos e explorados, como Croácia, Grécia, Turquia, Suécia, Noruega e Irlanda, que têm paisagens naturais, como praias, ilhas, montanhas e fiordes.

O importante é que você faça uma pesquisa sobre os países e as cidades que te interessam, e veja o que cada um tem a oferecer, como pontos turísticos, gastronomia, cultura, clima, transporte, segurança, etc. 

Você pode usar sites como o TripAdvisor ou o Booking para ver as avaliações, as fotos e as dicas de outros viajantes.

Depois de escolher os destinos, você deve montar o roteiro da viagem, definindo quantos dias vai ficar em cada lugar, o que vai fazer em cada dia, e como vai se deslocar entre os lugares. 

Você pode usar ferramentas como o [Google Planilhas] ou o [TripIt] para criar e compartilhar o seu roteiro.

3. Compre as passagens e reserve a hospedagem

O terceiro passo para planejar uma viagem para Europa é comprar as passagens aéreas e reservar a hospedagem. Isso vai depender do seu orçamento e da sua disponibilidade.

Para comprar as passagens aéreas, você deve pesquisar os preços e as opções de voos com antecedência, usando sites como o [Skyscanner] ou o [Kayak], que comparam as ofertas de diversas companhias aéreas. 

Você também deve ficar atento às promoções, aos alertas de preços e às milhas, que podem te ajudar a economizar.

Você deve levar em conta alguns fatores na hora de escolher o voo, como o horário, a duração, as escalas, a franquia de bagagem, o aeroporto de origem e de destino, etc.

Você deve optar pelo voo que tenha o melhor custo-benefício para você, considerando o conforto, a conveniência e a segurança.

Para reservar a hospedagem, você deve pesquisar as opções e os preços com antecedência, usando sites como o Booking ou o [Airbnb], que comparam as ofertas de diversos tipos de acomodação, como hotéis, pousadas, hostels, apartamentos, etc. 

Você também deve ficar atento às avaliações, às fotos e às condições de cada lugar.

Você deve levar em conta alguns fatores na hora de escolher a acomodação, como a localização, o conforto, a limpeza, o café da manhã, o wi-fi, o atendimento, etc. 

Você deve optar pela acomodação que tenha o melhor custo-benefício para você, considerando as suas necessidades e expectativas.

4. Contrate o seguro viagem e o chip de internet

O quarto passo para planejar uma viagem para Europa é contratar o seguro viagem e o chip de internet. Isso vai depender da sua segurança e da sua comunicação.

Para contratar o seguro viagem, você deve pesquisar as opções e os preços com antecedência, usando sites como o [Seguros Promo] ou o [Real Seguro Viagem], que comparam as ofertas de diversas seguradoras. 

Você também deve ficar atento às coberturas, às assistências e às condições de cada plano.

Você deve levar em conta que o seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa, caso você visite algum dos 26 países que fazem parte do Espaço Schengen, que são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

O seguro viagem deve ter uma cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares, e deve ser válido por todo o período da viagem. 

O seguro viagem é essencial para garantir a sua proteção e tranquilidade em caso de qualquer imprevisto, como acidente, doença, perda de bagagem, cancelamento de voo, etc.

Para contratar o chip de internet, você deve pesquisar as opções e os preços com antecedência, usando sites como o [Viaje Conectado] ou o [Easysim4u], que comparam as ofertas

de ofertas de diferentes operadoras de telefonia móvel. Você também deve ficar atento à cobertura, à velocidade e à validade de cada plano.

Você deve levar em conta que o chip de internet é opcional, mas muito útil para se manter conectado durante a viagem, sem depender do wi-fi dos lugares. 

Com o chip de internet, você pode usar aplicativos como o WhatsApp, o Google Maps, o Uber, o Instagram, etc., e se comunicar com seus familiares e amigos, além de acessar informações e serviços online.

O chip de internet deve ser compatível com o seu celular e com os países que você vai visitar, e deve ter uma boa relação custo-benefício. 

O chip de internet é essencial para garantir a sua comunicação e praticidade em qualquer situação, como pedir um transporte, fazer uma reserva, consultar uma rota, etc.

Conclusão

Neste artigo, te demos algumas dicas para planejar uma viagem para Europa, que vão te ajudar a economizar, evitar imprevistos e curtir ao máximo a sua experiência. 

Vimos como definir o período e a duração da viagem, como escolher os destinos e montar o roteiro da viagem, como comprar as passagens e reservar a hospedagem, e como contratar o seguro viagem e o chip de internet. 

Esperamos que você tenha gostado das dicas e que se anime a viajar para Europa. Lembre-se que com o Bing você pode aprender de forma fácil, divertida e acessível, desde qualquer lugar.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares❤
Lorrane Oliveira
Lorrane Oliveira

Redatora, ama levar informação para as pessoas de forma simples e descomplicada!

0