Mitos sobre gatos: Confira agora os 7 mais populares

Confira agora os 7 mitos mais populares sobre gatos!

Anúncios

Quem é dono de um gato sabe muito bem que as pessoas inventam diversas histórias sobre os felinos, simplesmente por não conhecerem de verdade este magnífico animal. 

Ao longo de toda a história, desde que os gatinhos se tornaram presentes nos lares humanos, alguns comportamentos próprios dos bichanos foram interpretados de maneira errada.

Isso acabou gerando muitos mitos sobre gatos que, na realidade, a gente sabe que não são verdade, como por exemplo: que gatos possuem sete vidas, que eles sempre caem de pé, entre outros. 

Porém será que todos esses mitos sobre os gatinhos são falsos? Será que contêm alguma verdade neles? Pensando exatamente nisso, fomos à procura de respostas. 



Será que você consegue adivinhar o que é verdade e o que é mito? Confira logo a seguir nossa lista completa, e veja um pouco mais sobre seu gato!

7- Gatos e cães são inimigos

Esse é com certeza um dos mitos mais populares sobre os gatos: Cães e gatos são inimigos! E no cinema e em desenhos que passam na TV não faltam exemplos. 

Porém quem gosta de verdade de animais, sabe muito bem que isso não passa de uma grande mentira.

Certa parte do mito é em virtude de que os gatos possuem um estilo solitário e introspectivo. 

Gostam muito de explorar tudo ao seu redor. Já os cães contam com a coletividade na sua genética. 

Sendo assim, ficaram mais agressivos ao entenderem que o bichano é um “invasor”.

Os gatos podem conviver muito bem com todos os animais que seus donos tiverem, incluído até mesmo pássaros. 

O que vai ser preciso é uma série de cuidados e treinamentos de socialização entre os animais.

6- Gatos não podem ser ensinados

Esse mito é uma grande mentira! Os gatos, como também os cães, podem e precisam ser ensinados, caso contrário, eles vão começar a agir de acordo com seus instintos, sendo assim vão começar a mexer no que quiserem, fazer as necessidades onde quiserem e por aí vai.

O que acaba acontecendo com os gatos, é que eles não possuem, na sua genética, o senso de matilha, como os cães. Dessa forma, eles não vão querer aprender qualquer truquezinho, apenas para poder ganhar um biscoito.

Os gatos podem sim ser ensinados a realizarem truques. Porém, certas coisas que para os cachorros podem parecer meio evidentes, como por exemplo, fazer um ziguezague, para um gatinho não vai fazer tanto sentido, ele simplesmente ignorar e sair do caminho.

Para poder treinar um gatinho, é necessário ter muita paciência e entendimento de como um gato pensa e age.

5- Gatos bebem leite

Esse é outro mito que ficou bastante conhecido por meio da TV e do cinema. Os gatos não podem tomar leite e derivados. Somente os filhotes, e mesmo assim, apenas o leite da própria mãe.

Por ser um animal doméstico, com certeza, ele não vai recusar um pires de leite oferecido pelo dono. No entanto, isso não vai ser saudável para ele. 

O leite da vaca é adequado ao biótipo bovino, da mesma maneira que o leite da gata é adequado ao biótipo do gato.

O leite de vaca possui proteínas e gorduras que podem ser muito prejudiciais aos rins e ao fígado dos gatos. Isso pode acabar causando ao gatinho, grandes problemas de saúde.

Sendo assim, não esqueça que os gatos não bebem leite de vaca, somente os filhotes bebem o leite da própria mãe!

4- Gatos caem sempre de pé 

Essa é mais uma grande mentira que se for testada, pode acabar levando seu felino a sofrer ferimentos pesados ou até coisas piores. 

Algumas vezes os gatos caem de costas, de lado, apenas nas patas traseiras. O mito sobre a queda dos felinos é por causa da flexibilidade e agilidade dos bichanos. 

Sendo assim, cair sobre as quatro patas, faz com que a musculatura e os ossos do gato absorvam todo o impacto da queda, logo, ele deve se machucar menos.

Porém, isso não acontece sempre. Não é toda vez que o felino vai conseguir desviar e girar seu corpo para cair nessa posição.

3- Gatos são insensíveis 

Uma das maiores injustiças do planeta é falar que os gatos são frios, insensíveis e maus, isso é mentira pois os gatos são puro amor. Porém, do jeitinho deles.

O gatinho não vai chegar e pular no seu colo, igual os cães, e cosquinhas na barriga é eles não gostam nem um pouco, isso, para um gato, significa que você está o  atacando.

Seu gatinho vai demonstrar muito amor por você, só que no jeito dele.

Para deixar o cheiro dele em você ele vai se esfregar nas suas roupas e pernas, vai pular na sua cama e nas suas coisas, tudo isso para demonstrar que te ama.

São coisas que, no mundo humano, são bem estranhas. Mas no mundo dos gatos é pura demonstração de amor!

2- Gatos têm 7 vidas

No Brasil, muitas pessoas falam que os gatos possuem 7 vidas, já nos Estados Unidos uns falam que eles possuem 9 vidas. E na realidade, os gatos só possuem 1 vida.

Por que muitas pessoas dizem o contrário, então? Porque os gatos sabem se virar muito bem.

A musculatura de um gatinho é feita para ele poder aguentar quedas bruscas, seus bigodes e pêlos são extremamente sensíveis a mudanças radicais, parece que ele consegue “sentir” quando alguma coisa está se aproximando. 

Seu paladar e olfato são super apurados, ele não vai comer uma comida de jeito nenhum se não tiver certeza de que aquele alimento é saudável.

1- Gatos odeiam água

Aqui está uma outra mentira! Os gatos necessitam de água para se hidratar e se refrescar também. 

Além do consumo de água, os banhos também são super importantes também, seja para limpar os pelos das partículas de sujeira, seja para poder evitar parasitas.

O recomendado pra poder dar banho no gatinho é que você não pode parecer que está ameaçando ele. Jogar o ele na banheira, ou mesmo colocar ele de uma forma meio brusca, é considerado bem ameaçador para o gato. 

Afinal o gato não sabe o que vai encontrar lá, se vai conseguir nadar, se vai sobreviver à queda, enfim provavelmente ele vai ficar muito assustado e estressado.

O certo mesmo é que o momento de banho seja um momento de muita diversão entre o gato e o dono. 

Uma massagem bem relaxante cai super bem, com uma água bem morninha, alguns brinquedos, um tom de voz bem tranquilo, faça isso e você verá como seu gatinho vai amar os banhos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares❤
Lorrane Oliveira
Lorrane Oliveira

Redatora, ama levar informação para as pessoas de forma simples e descomplicada!

0