Deseja adotar um gato? Confira dicas indispensáveis

Conheça agora as principais dicas que você precisa saber antes de adotar um gato.

Anúncios

Os gatinhos podem trazer muita companhia e alegria para a sua casa, além disso, costumam não fazer nenhum tipo de bagunça.

Isso porque eles são bem mais tranquilos, higiênicos e independentes do que a maioria dos outros pets.

Para aqueles que têm interesse em adotar um animal, porém não abrem mão do sossego e tranquilidade, a melhor opção são os gatos.



Assim, é possível adotá-los, e ao oferecer um lar para um pet resgatado das ruas, você começa uma relação repleta de gratidão e carinho, que com certeza, durará pela vida toda.

Gatos são ótimas companhias para todos, sejam crianças, adultos ou idosos, pois, ainda que sejam bastantes independentes, eles têm muito amor e carinho para oferecer.

Vale lembrar que os felinos se adaptam de forma bem fácil aos comportamentos dos seus donos.

Dessa forma, caso você planeje adotar um gato de estimação, é importante que você saiba tudo o que ele precisa.

O que preciso saber antes de adotar um gato?

Para adotar um gato é necessário ter bastante responsabilidade, e a escolha precisa ser tomada de forma cautelosa, pois o animalzinho precisa de cuidados para viver de forma saudável.

Continue a seguir e confira as principais dicas que você precisa saber antes de adotar um gato.

Gatos precisam de companhia

Gatos realmente são mais independentes quando comparados aos cachorros, e podem dar menos trabalho, pois não exigem tanta atenção.

Porém, eles precisam de companhia, pois ao ficarem muito tempo sozinhos, podem se sentir desestimulados e até depressivos.

Assim, antes de planejar adotar um felino pense se você realmente poderá o acompanhar.

Além disso, para aqueles que desejam adotar um gato e trabalham fora, a maior dica será colocar brinquedos e arranhadores para o gatinho se distrair enquanto fica sozinho.

Contudo, caso você vá realizar uma viagem, ainda que seja de poucos dias, vale lembrar que os gatos não podem ser deixados sozinhos, pois isso pode prejudicá-lo.

É preciso se planejar financeiramente

É importante se planejar antes de adotar um felino, pois eles possuem alguns gastos recorrentes, especificamente com higiene e alimentação.

Dessa forma, você deve optar sempre por rações de boa qualidade e oferecer alimentos úmidos para aumentar a ingestão de líquidos, um fator imprescindível para manter o trato urinário do pet saudável.

Se tratando do bem-estar e higiene do animal, os gastos de rotina costumam ser em vermífugos, antipulgas e areia para gatos.

Além disso, é indispensável manter a limpeza da caixa de areia sempre em dia, para que ele não faça as necessidades em locais indesejados.

É necessário também, que você o leve uma vez ao ano no veterinário, todavia, você precisará ter uma reserva, caso surja alguma emergência.

Confira a seguir os principais itens que você vai precisar para adotar um gatinho:

  • Bebedouro e comedouro;
  • Brinquedos;
  • Arranhadores (indispensáveis para ele não arranhar os móveis);
  • Caminha.

É necessário fazer visitas ao médico veterinário

Caso você tenha resgatado o animalzinho da rua, é necessário levá-lo ao médico veterinário. Porém, caso você tenha adotado um gato de uma ONG, ele já terá sido atendido por um especialista.

Contudo, realizar visitas recorrentes ao veterinário é importante para manter a saúde do felino sempre em dia.

Além disso, os animais adultos precisam passar por consultas anuais a fim de serem avaliados e vacinados.

Além disso, assim como os cães, é necessário levar os filhotes todos os meses durante o protocolo vacinal e os animais idosos que possuírem mais de 10 anos, devem ir ao médico veterinário a cada 6 meses para realizar um acompanhamento.

Prepare o ambiente

Tanto gatos filhotes, quanto gatos adultos precisam ter um ambiente preparado antes de irem para o seu novo lar, para que fiquem protegidos.

Assim é necessário instalar telas nas janelas caso você more em apartamentos, já se você morar em uma casa, é preciso conferir as rotas de fuga, e colocar telas nos locais onde o gato poderia sair.

Os felinos não podem ter acesso à rua, pois podem ficar expostos a maus-tratos, acidentes e várias doenças.

Assim, o próximo passo será preparar um local para o descanso do gatinho, contudo, algumas pessoas deixam os animais dormirem em sua própria cama, porém, caso você não goste, separe uma caminha ou toca, com uma almofada e alguns brinquedos.

Reserve também um local para o felino se alimentar, mas não se esqueça de deixar o comedouro e o bebedouro longe da caixa de areia, pois os gatos se incomodam facilmente com os odores.

Além disso, também é extremamente importante trocar a água dos gatos todos os dias, pois eles costumam ser animais exigentes nesses momentos.

Você também pode utilizar fontes para gatos, que são excelentes para aumentar a sua hidratação.

Também é essencial que você separe alguns brinquedos, pois os gatinhos são animais que gostam muito de brincar.

Além disso, também é essencial manter a higiene do felino em dia para mantê-lo sempre saudável.

Assim, separe um local adequado para que ele faça as suas necessidades com uma caixa de areia.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares❤
Lorrane Oliveira
Lorrane Oliveira

Redatora, ama levar informação para as pessoas de forma simples e descomplicada!

0