Confira como dirigir bem: 7 dicas para um motorista iniciante

Descubra agora 7 dicas práticas para motoristas iniciantes dirigirem bem!

Anúncios

Nós separamos 7 dicas práticas para motoristas iniciantes se darem bem no início de sua jornada como condutor e mandar muito bem nas estradas e ruas pelo mundo afora!

Disponibilizar dicas para motorista iniciante é algo de extrema importância. 

Pois afinal, todos que começam em alguma coisa precisam de referências e quando o assunto é direção isso também vale.



A grande liberdade de dirigir para onde você quiser é algo que não tem preço que pague, pois afinal o ato de entrar em um veículo e sair dirigindo até o seu local de destino é uma boa forma de espairecer a mente um pouco. 

Porém, o caminho até essa sensação de tranquilidade envolve muita prática e bastante confiança. 

Sendo assim, quem está aprendendo a dirigir precisa dar muita atenção às dicas básicas para que não venha a não passar sufoco. 

Condutores que sofrem com algum tipo de ansiedade, precisam trabalhar bastante esse sentimento com um instrutor de autoescola bem qualificado, além de conferir dicas sobre o assunto, como o conteúdo que vamos te mostrar hoje aqui. 

Porém, se você já é uma pessoa super segura e ainda está aprendendo a dirigir, é super importante ficar de olho em algumas dicas. 

Dessa forma, para te ajudar nessa caminhada, nós separamos para você uma série de dicas bem práticas e precisas. Confira logo a seguir!

Motorista iniciante: O que é?

Embora possa ser uma pergunta com resposta bem óbvia, é necessário entender o termo motorista iniciante. 

O motorista iniciante é aquele condutor que está no início de sua jornada motorizada, tendo primeiro contato com trânsitos e veículos.

Pode ser tanto o condutor recém-habilitado, quanto aquele que já tirou a carteira de motorista há algum tempo, mas ainda não tinha um automóvel e só começou a dirigir depois de um certo tempo.

Dessa forma, pode se afirmar que motorista iniciante é exatamente aquele que está dando início a sua jornada automotiva.

E para poder ajudar essas pessoas, nós separamos 7 dicas práticas para motorista iniciante se dar bem no trânsito. Confira logo abaixo!

Motorista iniciante: 7 dicas para dirigir bem

Confira logo a seguir as dicas que separamos para quem deseja dirigir bem, mesmo sendo um motorista iniciante!

7- Tenha bastante atenção à posição de dirigir

Essa é uma grande dica para motoristas iniciantes que é super importante. Esse é o ponto de partida para todos os motoristas.

Pois afinal, encontrar a posição certa de condução pode vir a impactar tanto na segurança quanto no conforto.

Sendo assim, busque se acomodar no banco de maneira que as suas costas e o quadril estejam firmes contra a parte de trás do assento do veículo. 

Estique o totalmente braço e ajuste o banco até que o seu punho fique de forma natural sobre o aro de cima do volante do veículo. 

A partir daí será possível também ajustar a profundidade e a altura da coluna de direção. 

O recomendado é que com as suas duas mãos ao volante na posição dez para as duas ou quinze para as três os seus braços fiquem ligeiramente arqueados. 

Um outro ponto muito importante diz respeito ao acionamento dos pedais, especialmente o da embreagem em veículos com câmbio manual. 

Sendo assim, o recomendado é conseguir pisar no pedal sem necessitar esticar a sua perna toda. 

Caso o veículo tenha câmbio automático,repouse sua perna esquerda no “descansa-pé” ao lado dos pedais que esses tipos de automóveis geralmente disponibilizam. 

Para finalizar, é necessário sempre ficar bem atento também à altura do banco de modo que você consiga ver a ponta direita do capô do veículo. 

6- Coloque o cinto antes de sair com carro

Uma das principais dicas para motoristas iniciantes que não deve ser ignorada é a do cinto de segurança. 

O cinto precisa ser afivelado antes mesmo de dar a partida no veículo. Ao puxá-lo, verifique se o cinto não está torcido ou enganchado em algum lugar. 

A faixa superior do cinto precisa passar sobre o seu ombro e não sobre o braço ou muito próxima ao seu pescoço. Enquanto a parte inferior do cinto precisa passar pelo seu colo. 

Sendo assim, logo depois de puxar o cinto é necessário inserir a correia metálica na parte da fivela e quando ouvir o barulho “clique”, pronto está tudo certo, esse é o sinal de que o cinto está bem afivelado e pronto para te proteger. 

Depois, afaste um pouco a faixa do cinto para longe do seu corpo, até que as duas faixas se moldem ao seu corpo sem deixar qualquer folga.

Procure não usar clipes ou outras peças para poder prender o cinto de segurança.

Pois, caso ocorra algum acidente, você pode vir a ter grandes problemas por não afivelar cinto de segurança da forma correta.

Afinal, com folgas no cinto o corpo acaba se deslocado, algo que o cinto devidamente afivelado vai evitar. 

5- Dê bastante atenção ao encosto de cabeça

O encosto de cabeça é super importante para o seu conforto e para sua segurança. 

A peça precisa cobrir preferencialmente toda sua nuca.

Dessa forma, a parte mais alta do encosto não precisa ficar no nível do pescoço, pois em caso ocorra algum acidente isso facilita um efeito de chicote no pescoço. 

A têmpora (região lateral da cabeça situada entre o olho e o ouvido) precisa ficar posicionada no centro do encosto. Isso trará conforto e muita segurança ao mesmo tempo. 

4- Ajuste bem os espelhos retrovisores

O ajuste dos espelhos retrovisores para quem vai conduzir um veículo pela primeira vez é super importante. 

Depois de ajustar sua posição de dirigir e colocar o cinto de segurança, chegou a hora ajustar os espelhos retrovisores para o ângulo mais aberto que você conseguir.

Logo seguida, vá trazendo o espelho devagar para dentro da carroceria até que apareça uma parte do veículo. 

O correto é que sem deslocar a cabeça você consiga enxergar a traseira do veículo por meio dos retrovisores externos. 

Já o espelho interno deve estar posicionado de modo que você possa apenas com o movimento dos olhos visualizar a janela inteira do veículo. 

O ajuste dos retrovisores é de extrema importância, pois afinal, um o ajuste errado aumenta em cerca de até 40% a área de ponto cego. 

3- Se familiarize com o carro antes de dirigir

Antes de dirigir um automóvel pela primeira vez é muito importante estar familiarizado com ele. Pois afinal, o motorista iniciante ainda não possui o hábito de ficar ao volante.

Sendo assim, fazer um teste básico mesmo com carro parado dentro da garagem é uma excelente ideia.

Ligar e desligar o veículo, fazer mudanças de marchas com o carro parado, acionar faróis, sentir o freio de mão, ligar as setas e limpadores para saber onde estão os comandos é uma das principais dicas para um motorista iniciante. 

2- Tenha com calma

Pisar de forma suave no acelerador é uma das principais dicas para um motorista iniciante. 

Na realidade essa é uma recomendação para todos os motoristas inexperientes que precisam ir com calma no começo. 

Dessa forma, ao fazer a aceleração com calma, o condutor iniciante vai ter mais tempo para sentir o veículo como um todo.

Além disso, terá bem mais facilidade para controlar ou frear o carro em caso ocorra alguma emergência. 

Porém, isso não quer dizer que é necessário dirigir em velocidades super baixas, algo que inclusive é considerado uma infração de trânsito. 

No entanto, no começo, comece devagar, com tranquilidade, vá com calma. 

1- Repare nos motoristas experientes que você conhece

Mesmo que seus amigos e parentes não te ensinem a dirigir, nada te impede de reparar na forma com que eles conduzem o veículo. 

Sendo assim, preste bem atenção na forma como passam por lombadas ao estacionar, nas trocas de marcha ou ao ultrapassar outro automóvel, por exemplo. 

Observar é uma excelente forma do motorista iniciante pegar algumas dicas apenas com olhar. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares❤
Lorrane Oliveira
Lorrane Oliveira

Redatora, ama levar informação para as pessoas de forma simples e descomplicada!

0